Meditação: Benefícios e como iniciar

Vivemos tempos de adaptação não é mesmo? A chegada de um novo cenário mundial em 2020, com a Pandemia de Covid-19, tem nos mostrado que nem tudo está sobre nosso controle. E tudo bem! Se pensarmos bem, durante toda a nossa vida, existem diversas situações e acontecimentos que não podemos controlar, mas podemos fazer a nossa parte! E como lidar com tudo isso com mais tranquilidade?

Essas situações podem causar ansiedade, sensação de impotência perante tudo que vem ocorrendo, algumas coisas podem nos ajudar a passar por isso de uma forma mais leve, uma delas é a meditação.

Quais os benefícios a meditação pode te trazer?

Existem diversos benefícios que a prática da meditação pode trazer para a sua vida, segue alguns deles para que você conheça um pouco mais:

  • Reduz o estresse;
  • Controla a ansiedade;
  • Melhora a depressão;
  • Melhora a autoestima;
  • Aumenta o foco;
  • Melhoria a memória;
  • Melhora a qualidade do sono

Depois de saber de alguns benefícios, que são comprovados pela ciência, você deve estar se perguntando, por onde começar, qual tipo de meditação é adequado para mim?

Por experiência própria eu sugiro que você experimente alguns tipos de meditação, procure um profissional sobre o assunto caso precise de ajude, até encontrar um tipo que se adeque mais a sua rotina, e que você sinta prazer em praticar :). Para te ajudar, vou listar alguns tipos de meditação abaixo:

Tipos de meditação:

  • Mindfulness. O termo significa atenção plena.
  • Meditação Transcendental.
  • Raja Yoga.
  • Meditação Vipassana.
  • Meditação Zazen.

Meditação para Iniciantes

Comece a criar um ritual, para que a meditação flua mais facilmente.

  1. Separe um tempo para meditar, de 15 a 20 minutos do seu dia, já é um bom começo.
  2. Mantenha as notificações do celular desligadas, e procure um local calmo e silencioso para meditar;
  3. Crie um ambiente favorável, com luz agradável, local confortável para sentar ou deitar, lembre-se é um momento só seu, então que tal proporcionar alguns minutos agráveis para você mesmo?
  4. Eu particularmente gosto de colocar um incenso, ou difusor para que o ambiente fique com um cheirinho gostoso : D
  5. Você pode escolher uma meditação guiada no começo, para que você aprenda a como respirar e se conectar com o momento, existem diversas meditações disponíveis no Youtube, Spotify, ou aplicativos para meditação.
  6. Depois disso é só sentar confortavelmente ou deitar, e seguir os passos da meditação, aproveite o momento!

Depois, você pode explorar um pouco mais sobre os tipos de meditação e experimentar cada um deles: )

Aproveite o momento, e me conte aqui como foi : )

Abraços ! e a até a próxima!

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